» MP quer obrigatoriedade de cadeirinhas em Van Escolar.
MP quer Cadeirinha obrigatória em Van Escolar

O uso da cadeirinha, segundo o Denatran pode diminuir drasticamente os riscos de lesões nas crianças
O transporte escolar será o próximo alvo do Contran para que as crianças estejam seguras no trânsito
São Paulo - Pouco mais de duas semanas após a lei das cadeirinhas entrar em vigor, o presidente do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), Alfredo Peres da Silva, disse que regulamentará também o transporte de crianças para os serviços de veículos escolares.
A informação foram publicadas no jornal Folha de S.Paulo, de ontem. Desde o dia 1º, motoristas de carros de passeio só podem transportar crianças com menos de sete anos e meio em equipamentos adequados à faixa etária.
Silva também comentou polêmicas geradas pela obrigação do equipamento. "A obrigação é do pai mesmo, em primeiro lugar. É por isso que a Justiça entendeu que não dá para obrigar o taxista a ter o equipamento. Ele não sabe o tamanho da criança que vai transportar", afirmou
Campanha
Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária (dados Denatran).
Dentre estes acidentes de trânsito, estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos. Neste caso é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que pode diminuir drasticamente as chances de lesões graves - e de morte - no caso de uma colisão. A Semana Nacional do Trânsito iniciada na última sexta-feira, traz exatamente o tema "Cinto de segurança e cadeirinha", visando a conscientização da população.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE